ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cotações do café deverão aumentar no médio-longo prazo, afirma Conab

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/11/2012

2 MIN DE LEITURA

0
0
Este ano, de acordo com dados da Confederação Nacional de Abastecimento (Conab), a safra brasileira de café deverá ser de 50,48 milhões de sacas beneficiadas - a maior já produzida no País.

O volume representa um crescimento de 16,1% em comparação com a safra de 2011. O resultado se deve, entre outros fatores, aos investimentos realizados pelos produtores e ao ano de bienalidade positiva da safra do café da espécie arábica, que representa 75,2% de toda produção nacional.

Mesmo com o recorde, o analista do Mercado de Café da Conab, Jorge Damião Queiroz, afirma que existem motivos para se preocupar. "Esta é uma safra histórica, mas nós temos uma previsão de consumo interno para este ano de 18,5 milhões de saca e de exportação de 31,5 milhões de saca, o que já atinge os 50 milhões. É um resultado bastante justo", explicou o analista.

Segundo Queiroz, isso acontece porque a oferta do produto não está conseguindo acompanhar a demanda de consumo, devido ao desenvolvimento dos países emergentes, que proporciona a inserção de novos consumidores no mercado de trabalho e em consequência o aumento da procura por commodities. "O mercado consumidor aumentou muito nesses últimos anos. A demanda global sobe 1,5% ao ano, o que ainda é bastante conservador", observou.

Em 2013, ano de bienalidade negativa na safra do café de espécie arábica, a produção brasileira deverá diminuir. "Com isso, teremos um número menor de sacas de café para um mercado no qual a oferta já está apertada frente à demanda. Isso poderá se expressar em termos de aumento de preço, de cotação", concluiu Queiroz.

Produção, Estoque e Consumo mundiais

O USDA, organismo internacional que monitora dados sobre a agricultura norte americana e global, está projetando uma produção mundial para o ano 2012/2013 de 147,925 milhões de sacas. Em relação ao consumo mundial, está prevendo que será consumido um total de 141,708 milhões de sacas. Com a demanda mundial pelo grão estimada em 1,5% acima, calcula-se que em 2013/2014 o consumo mundial deverá alcançar 143,834 milhões de sacas de 60 kg, o maior dos últimos anos.

O estoque final para o ano 2013/2014 deverá atingir 24,961 milhões de sacas de 60 kg, o que seria suficiente para atender uma demanda mundial de um pouco mais de um mês, levando-se em consideração uma previsão de consumo para 2013/2014, é de 143,834 milhões de sacas.

Sobre outros números relativos ao Quadro de Oferta e Demanda Mundial, para o ano 2013/2014, chegou-se à seguinte conclusão: estoque inicial de 27,201 milhões de sacas; produção de 140,587 milhões de sacas; importação de 114,885 milhões de sacas; exportação de 113,878 milhões de sacas; consumo de 143,834 milhões de sacas; e estoque final de 24,961 milhões de sacas, conforme pode ser constatado na Tabela 1, discriminada a seguir.



Nota-se que, no momento atual, o setor produtivo não está conseguindo acompanhar o crescimento da demanda existente no mundo de hoje. Para complicar um pouco mais as coisas, já há alguns anos vem se constatando a ocorrência de eventos climáticos que estão contribuindo ainda mais para a redução da produção.

Diante desse cenário, a tendência é de que as cotações no médio e no longo prazos venham - de uma forma moderada - a deslocar para um patamar mais elevado.

As informações são da Conab e da Folha-PE, adaptadas pela Equipe CaféPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe CaféPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do CaféPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

CaféPoint Logo MilkPoint Ventures